A Latam Airlines divulgou nesta segunda-feira (12) um comunicado à imprensa em que cita aqueles que entende serem os diferenciais para a carreira de seus comandantes e copilotos, em comparação com outras companhias aéreas.
Hoje, a companhia é a maior operadora de viagens ao exterior da América do Sul e conta com aeronaves Airbus A319, A320 e A321 e modelos Boeing 767, 787 e 777, permitindo aos tripulantes técnicos pilotar aviões narrow-body (de um só corredor) e wide-body (dois corredores) durante a sua trajetória. Além disso, a empresa é a atual líder do mercado internacional e opera 21 destinos do Brasil ao exterior.
Harley Meneses, diretor de operações e comandante de Boeing 767, 787 e 777 da LATAM Brasil explica: “Eu, como piloto, tenho certeza de que a LATAM oferece grandes diferenciais para uma carreira de aeronauta. São oportunidades e desafios que fazem brilhar os olhos de muitos colegas de profissão, e isso acontece porque a companhia, além de ser brasileira, sempre foi a que ofereceu maior capilaridade internacional no País. Hoje, voamos para 21 destinos no exterior, temos aeronaves de modelos Airbus e Boeing, e operamos em grandes aeroportos internacionais que são super desafiadores. Particularmente, fico muito contente em ter a possibilidade de fazer parte e de oferecer esses diferenciais aos nossos pilotos”.
Diferenciais
Dentro da América do Sul, a LATAM opera voos com aeronaves da família Airbus A320, proporcionando aos pilotos e pilotas que costumam voar no Brasil, experiências de tripular para locais como Santiago, no Chile; Buenos Aires e Mendoza, na Argentina; Bogotá, na Colômbia; Lima, no Peru; Montevidéu, no Uruguai e Assunção, no Paraguai.
Já os tripulantes de modelos wide-body realizam voos de longa distância, como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Boston, Paris e Roma. Todos esses destinos são operados pela LATAM diretamente do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria que é global e multicultural.
Hoje, os tripulantes técnicos da LATAM levam em média oito anos para pilotar aeronaves wide-body, considerando que iniciam a trajetória como copilotos de narrow-body, seguem para copilotos de wide-body, comandantes de narrow-body e, por fim, comandantes de wide-body.
Essa movimentação permite aos aeronautas que, durante toda a sua trajetória na companhia, pilotem aviões dos dois modelos nas duas funções de um tripulante técnico. É importante levar sempre em conta que eventos externos, como a pandemia de Covid-19, podem contribuir com a mudança de cenários.
Além disso, como a LATAM é a maior operadora de viagens ao exterior da América do Sul, ela possui operações em importantes aeroportos internacionais, que contam com grandes complexidades e desafios.
Suiam Mazzarollo pilota wide-body na LATAM Brasil e conta um pouco da sua experiência na companhia, levando em conta esses diferenciais “iniciei a minha carreira na LATAM em 2008 como copiloto de Airbus A320, aeronave que pilotei por 10 anos. Nesta época já fazia voos internacionais dentro da América do Sul. Depois disso tive a oportunidade de compor o quadro de tripulantes do Airbus A350, o primeiro wide-body que pilotei, tendo como primeiro destino a incrível Paris. Atualmente, estou fazendo curso de transição para ser copilota do Boeing 777, o maior avião que a LATAM possui, com capacidade para 410 passageiros”.
Suiam também comenta como aproveita os seus dias de folga nos destinos “após descansar da jornada intensa do voo, procuro passear e conhecer um pouco da cultura local, sem deixar de lado a gastronomia. São experiências muito ricas que a aviação e, especialmente a LATAM, nos proporciona”.
Contratações
Hoje, a LATAM possui um quadro de 1.715 pilotos (928 comandantes e 787 copilotos). Sendo que acaba de finalizar o processo inicial de seleção para o banco de talentos de mais de 100 copilotos, os quais serão contratados a partir de janeiro de 2023 mediante necessidade operacional.
Informações da Latam