Aprenda em 10 passos como solicitar o Código ANAC (CANAC)

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Sempre que nos inserimos em um novo universo, muitos medos e receios começam a surgir, e na aviação não é diferente. Desde nossos primeiros passos na realização do sonho de trabalhar com aviação, sempre ouvimos falar das dificuldades e burocracias relacionada a Anac, que de fato podem ser um pouco complicadas no inicio e aqui incluímos o CANAC.

Para isso estamos aqui! Vamos lhe auxiliar em diversas etapas durante o processo para se inserir no mundo da aviação.

Neste post vamos falar como solicitar o Código ANAC (CANAC).

Aprenda em 10 passos como solicitar o Código ANAC (CANAC)

O código ANAC é um número único, composto de 6 dígitos, que tem a finalidade de identificar todo candidato ou profissional relacionado a aviação civil. Os usuários podem solicitar um CANAC mesmo antes de obter qualquer licença ou habilitação, porém para a emissão de qualquer licença ou certificado é mandatório que a pessoa o tenha.

O SACI (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) é a plataforma online da ANAC que mantem todo o banco de dados do usuário, sendo a responsabilidade deste manter atualizas as informações lá contidas. Nesta plataforma, por exemplo, que os pilotos têm acesso a CIV digital para cadastro de horas e emissão de licença.

Recomendamos que o piloto aluno antes de iniciar sua jornada na aviação seja em um aeroclube ou escola, para a realização da matricula e os acertos burocráticos relativos ao curso ocorrerem de forma mais ágil, já tenha posse de seu código ANAC visando evitar quaisquer problemas.

Neste post, iremos detalhar o passo a passo para a solicitação deste código

1º Passo: Acessar a página da ANAC na web: www.anac.gov.br

2º Passo: Clicar em Serviços Online

3º Passo: Solicitar licenças e habilitações

4º Passo: Clicar em “Para acessar o SINTAC”

**Irá abrir na página “Solicitar Serviço”**

5º Passo: clicar em “Solicitar Código ANAC”.

**Irá abrir a página do SINTAC**

6º Passo: Preencher com os dados pessoais e endereço completo do solicitante.

7º Passo: Copiar o CÓDIGO DE SEGURANÇA que está na caixa de mensagem, não digite o código e sim o copie pois não é possível diferenciar maiúsculo de minusculo, delete os espaços entre os carácteres.

OBS: Caso ocorra algum problema com o código de segurança que não deixe você prosseguir, feche o navegador e comece o processo novamente. Isso é um erro normal do sistema da ANAC (SINTAC).

8º Passo (IMPORTANTE): Revisar todas as informações antes de continuar.

9º Passo: Clicar em AVANÇAR e seu CANAC será gerado.

OBS: Caso apareça uma caixa de mensagem, clicar em “OK”.

E então aparecerá no canto superior esquerdo da pagina (em vermelho), o código ANAC gerado. É recomendado que anote o código em um papel ou em outro local, para evitar esquecimento caso o e-mail de confirmação demore ou talvez nem chegue em seu e-mail.

10º Passo: Preencher os campos com foto 3×4 e anexar os documentos (todos digitalizados em jpg) solicitados, estes que são necessários para a emissão da licença impressa.

Clicar em “Salvar” e o CANAC está gerado, junto com o cadastro no SACI.

E se você esquecer o login, senha ou CANAC…?

Não tem problema, basta acessar a plataforma do SACI pelo link: https://sistemas.anac.gov.br/SACI/SCA/Usuario/LembrarSenha.asp e inserir o número do CPF e endereço de e-mail para que as informações relativas a recuperação sejam encaminhadas.

Se você gostou destas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Faça seu EXAME aqui na CMA Congonhas!

O CMA Congonhas é uma clínica especializada em Certificados Médicos Aeronáuticos e está localizada ao lado do Aeroporto de Congonhas na Zona Sul de São Paulo.

O que é Spotting?

Antes de tudo, você provavelmente já fez ou conhece alguém que já brincou de ser comissário ou piloto de avião quando era criança, não é

Leia Mais »

Desenvolvido orgulhosamente pela MagoCriativo